Forbes – AgroRound: Estimativas para a produção de milho segunda safra são reduzidas, aponta a Agroconsult

O ano de 2021 ficará na memória de muitos produtores de milho, afinal o plantio do cereal foi o mais tardio da história e a cultura sofreu com clima irregular, sendo “vítima” de seca e três ondas sucessivas de frio com direito a geadas. Como não poderia ser diferente, após atravessar esses desafios, as estimativas para a produção do milho de segunda safra caíram drasticamente.

A projeção para a produção, divulgada em janeiro, no início do Rally da Safra pela consultoria Agroconsult, realizadora da maratona para acompanhar o desenvolvimento do grão, era de 83,9 milhões de toneladas. Porém, após as intempéries, ela deve perder mais de 23 milhões de toneladas, tomando por base a previsão inicial. 

LEIA TAMBÉM: Conheça a fazendeira Beatriz Biagi Becker e seus fantásticos cavalos terapêuticos

“Normalmente, julho é um mês de poucos acontecimentos para a segunda safra, quando a colheita se aproxima do final e a produtividade das lavouras está praticamente definida. Esta temporada, porém, está sendo completamente diferente”, diz André Debastiani, coordenador da expedição da Agroconsult para atualizar os números do Rally da Safra após os acontecimentos climáticos. “O grande problema dessa safra não foi a geada, que costuma ocorrer nessa época, mas sim o atraso no plantio que fez com que as lavouras estivessem em estado crítico de desenvolvimento quando as ondas de frio ocorreram.” Agora, a estimativa caiu de 65,3 milhões para 60,9 milhões de toneladas, uma quebra de 20,6% sobre a safra anterior, quando foram produzidas 76,7 milhões de toneladas.

Agrofy faz parceria com Unidas Trucks para ofertar aluguel de veículos pesados

Fundado na Argentina, o Agrofy, primeiro marketplace do agronegócio na América Latina, anunciou que firmou acordo com a Unidas Trucks, empresa que realiza a terceirização e gestão de frotas de veículos pesados. |Assim,a plataforma passará a oferecer o aluguel de veículos pesados aos produtores rurais.

“O agronegócio depende muito de uma gestão eficiente da frota de veículos pesados, e a terceirização, além de trazer mais economia e flexibilidade para o negócio, permite que o gestor do agronegócio foque no que realmente importa”, afirma Filipe Ruga, CCO (Chief Commercial Officer) da Agrofy. “A terceirização está crescendo cada dia mais.” Cerca de 40 veículos como caminhões, caminhonetes, carretas, linha amarela, linha agrícola e tratores estão na plataforma da Agrofy.

Segundo a Unidas Trucks, a terceirização da frota pode gerar economia de, aproximadamente, 30% com manutenção e redução de impactos tributários e Ebitida das empresas.

Comfrio inaugura mais uma unidade para armazenar sementes

A paranaense Comfrio, empresa de logística da cadeia do frio e que é uma das maiores da América Latina no setor de alimentos e agronegócio, inaugurou em Itumbiara (GO) uma nova unidade para armazenar sementes.

A novidade encerra um pacote de R$ 180 milhões em investimentos nos últimos tempos. Além da nova unidade em Itumbiara, o valor foi utilizado na ampliação e construção de unidades em Uberlândia (MG) e Cuiabá e Lucas do Rio Verde (MT). Com as novas operações, a Comfrio dobra sua capacidade de armazenamento para o agronegócio, de até 10 milhões de sacas de sementes de milho e soja.

“Além do aumento da nossa capacidade e presença geográfica, vamos também ampliar nosso portfólio de serviços para o segmento agro, levando ao mercado soluções em armazenamento, tratamento de sementes e venda de químicos”, diz Sidney Catania, CEO da empresa.

Bayer e Sistema Faeg/Senar vão capacitar jovens líderes do agro

Em busca de criar novos líderes para o agro, a química e farmacêutica alemã Bayer e o Sistema Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás), junto com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) anunciaram a segunda edição do programa de capacitação Lidera Bayer Faeg Jovem.

A nova etapa do projeto espera impactar 1.400 jovens a partir do dia 17 de agosto. Durante o desenvolvimento serão realizados workshops com “temáticas atreladas às demandas do atual cenário mundial do agronegócio”, como sustentabilidade, soft skills e liderança. Além disso, a Faeg/Senar irá selecionar cerca de 100 jovens para participarem da Academia de Líderes do Agro, um programa voltado especificamente para a capacitação de futuros tomadores de decisão no agro goiano e brasileiro.

“Entendemos que preparar o agro para o futuro é tão urgente quanto os demais desafios do setor, e alcançar isso só será possível com o surgimento de novas lideranças no campo”, afirma Elke Mittelsdorf, diretora do negócio de soja da Bayer para o Brasil e uma das líderes do programa na companhia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed